Fotografia é Arte e Luz! Qual é o seu olhar?

Mais do que saber conceitos e técnicas, e entender como usar o potencial da câmera, vamos conversar sobre o olhar artístico. Boas fotos depedem muito mais do ser humano que “aperta o botão” do que do equipamento!

Em grupo (5 a 15 pessoas): Aprox. 6 horas, com intervalo para almoço!
Turma inaugural com preço super bacana de R$130

VAGAS LIMITADAS! Inscrição no link: http://bit.ly/introartefoto

Onde e quando?
Dia 07 de março, sábado, 9:30h da manhã até 17:30h, com 2h de parada para almoço (e se quiser, praticar).
Silêncio e Movimento – Rua Professor Brandão, 1161 – A apto 01. bairro Alto da XV

O que levar?
Sua câmera, (pode ser celular), lentes, e uma garrafinha de água. Vamos caminhar um pouco por ai produzindo imagens!

Pode fazer com o celular?
Pode sim. Algumas configurações não são fáceis ou disponíveis nas fotos do celular, ele é menos versátil. Mas você irá aprender bastante e melhorar a escolha na hora de quem sabe comprar uma câmera e lentes!

O que iremos praticar?
O funcionamento das principais características da fotografia e seus resultados técnicos, mas também artísticos e expressivo nas fotos.
O funcionamento da sua câmera no modo manual.
Composição de imagem, luz, intenção, criatividade… arte!

A partir de qual idade?
Eu mesma me apaixonei por fotografia quando ganhei minha primeira câmera aos 12 anos! Então crianças podem sim participar, desde que acompanhadas de um responsável que também faça o workshop (neste caso, deixe uma observação na pergunta final). Se houver muita procura, poderíamos pensar no futuro em uma tarde só para adolescentes.

 

CONTEÚDO


1 – Fotografia é LUZ!
O olhar do artista: qual é o meu interesse na fotografia?
Experimentações iniciais no modo automático com a luz.

2 – Inspirações
Vamos olhar juntos fotos de alguns grandes fotógrafos.

3 – Fotometria (o tripé da fotografia) e a sua câmera no modo manual:
Rapidez do disparo x movimento
Abertura x profundidade de campo
ISO x sensibilidade e granulação
Compensação da Exposição

4 – Composição
Foco
O momento certo x disparo contínuo
Enquadramento, regra dos terços e molduras
Contraste
Linhas, padrões, repetição e interrupção
Simetria

Metodologia: Breve exposição sobre os tópicos, seguida de testes com as câmeras, cada aluno com a sua, compartilhar e analisar os resultados.

 

Sobre mim

Eu sou a Íris, trabalho com fotografia profissionalmente há 4 anos, mas sou fotógrafa desde adolescente. Sou formada em Belas Artes e pós-graduada em Arteterapia. O foco do meu trabalho é sempre voltado ao ser humano e auto-conhecimento, em busca de paz, encanto e conexão. Na fotografia isto se traduz por eventos e ensaios com fotografias espontâneas, buscando momentos verdadeiros, que sirvam de espelho para descobrir a alegria e beleza que já existe nas famílias, nas festas, nas pessoas e até nas empresas.